O Plano de Guaymas foi pensado em 10 de dezembro de 1929, por José Vasconcelos, depois da fraude eleitoral de 1929, onde se decidiu concorrer como candidato à presidência da república. A campanha atinge o assassinato de líderes vasconcelistas empreendido por deputados e assassinos de paga disfarçados de policiais; o respectivo Vasconcelos sobreviveu a inúmeros atentados contra você.
O mesmo dia das eleições e se abre fogo contra os eleitores em várias cidades do país. Os resultados oficiais da eleição lançam 93% dos votos pra Pascual Ortiz Rubio e o resto para Vasconcelos e outros.
Para muitos de seus seguidores, como Miguel Palácios Macedo, José Vasconcelos seria lembrado como “o político mais enorme do México”. Eis o trecho da carta em que oferece início ao plano. Plano de Guaymas, de José Vasconcelos. Desde o pacata cidade de Guaymas, e apoiado por causa de seus habitantes generosos e patriotas, vim lendo a mais bochornosa das imposições eleitorais.
- Centro Médico do País
- REAL ACADEMIA ESPANHOLA: Ortografia da língua espanhola, Espasa. 2010
- Fluxo líquido (diferença entre receita e despesas)
- Quinta
a Nossa campanha democrática criou-se com o aplauso de toda a nação, sustentada só com contribuições famosos, caso sem precedente pela América Espanhola e muito inabitual em qualquer fração do universo. O exército, com honrosas exceções, se humilhou cumprindo esta ordem. E não obstante as ameaças, os assassinatos, o povo compareceu pra votar em massa, e de se ter registado o cálculo se tivesse que distinguir a vitória esmagadora de nosso partido.
México, quer dizer, no momento em que não se podia ter notícia certa do resultado da eleição, coisa que entre nós requer inmensuráveis dias na imperfeição de nosso processo de registro. Sendo, logo, evidente que o povo mexicano tem esgotado os recursos legais, interessa ao teu destino fazer o máximo esforço pra efeito de que se respeite o desejo popular.
É em vista disso por esta circunstância, pelo que tomei a amarga resolução de ir pro estrangeiro, no tempo em que o povo pode fazer-me respeitar como seu candidato triunfante e o Presidente Eleito. I. Se declara que não há na República mais autoridade legítima, pelo instante, que o C. licenciado José Vasconcelos, eleito pelo povo nas eleições de 17 de novembro de 1929 pra Presidência da República.
Em resultância, serão severamente punidas todas as autoridades, inclusive os participantes do Exército, que continuem a prestar apoio ao Governo que foi traído o utensílio para o qual foi pensado. II. O abaixo-assinado Presidente Eleito prestará o protesto de lei diante a primeira câmara Municipal livremente nomeado que possa recebê-la em a República, e logo após, proceder-se-á a organizar o Governo legítimo. V. O público designará livremente em cada Município, os cidadãos que devem encarregar-se da Administração Municipal.
14. A este respeito, Ver J. Chémouni, Freud…, pp. 60-71, e D. Ligou, Dictionnarie de la Franc-Maçonnerie, P. U. F., 1987, pp. 15. Cf. FTMJ, pp. 19. Ibid., p. 206; o autor menciona aqui o tratado Berakhot, que faz divisão do Talmud da Babilônia e que contém interessantes desenvolvimentos sobre a onirocrítica judaica.
20. Ibid., p. 209. A este respeito, Bakan tenta começar um paralelo entre os métodos (habituais) de interpretação das letras (hebraico): Zeruf, Gematría, Notarikón, Temurah, e os de Freud. 24. A mesma fascinação pelo Egito, antes evocada, descobre-se em Freud, (cf. Moisés, cf. Moïse et le monothéisme, I, II, Gallimard, 1948. J. Chémouni aponta pra uma utilização muito sugestivo dessa tradição por parte de Freud a propósito das características psíquicas do “homem-lobo”, cf.