Nils Ušakovs (em russo: Нил Валерьевич Ушаков, Nil Valéryevich Ushakov; n. Riga, a União Soviética, 8 de junho de 1976) é um político, economista, jornalista e professor letão de origem russa. Trabalhou durante imensos anos em imensos meios de comunicação russos e letões. No ano de 2006, passou a ser deputado nacional do Saeima. Desde o dia 1 de julho de 2009 e é o atual presidente da Câmara de Riga. Ele também é o presidente do Partido Harmonia.

Nasceu na cidade de Riga, no dia 8 de junho de 1976, no decorrer da época da República Socialista Soviética da Letônia (em letão: Latvijas PSR). Vem do seio de uma família de engenheiros, músicos e fãs do gênero Jazz e de uma professora de Literatura e Língua russa.

Durante a sua adolescência fez o serviço militar por interferência familiar, já que seus dois avós foros oficiais do exército que lutaram ao longo da Segunda Guerra Mundial e vários de seus antepassados se envolveram pela Guerra Civil Russa. Licenciou-Se em Economia pela Universidade da Letónia (UL), em 1999, deste mesmo ano, ficou um cidadão naturalizado Letónia.

Cabe declarar que Nils Ušakovs é poliglota, pelo motivo de, além de seu idioma russo nativo, fala fluentemente o japonês, o inglês e tem conhecimentos básicos de sueco, dinamarquês e alemão. Desde 1998 a 2005, esteve trabalhando pra diferentes meios de comunicação, em tão alto grau russos como letões.

Em 2004 Ušakovs recebeu o Prêmio Cícero, por sua colaboração ao jornalismo, que lhe foi outorgado na Universidade da Letónia e as Associações Jornalísticas Ponte. Em 2005, seu colega Jānis Urbanovičs propôs a ingressar no Partido Social-democrata “Harmonia” e Ušakovs aceitou. O jogo entrou para a aliança de Centro da Harmonia, onde começou como dirigente.

nas Eleições Legislativas Líder de 2006 receberam dezessete lugares e Ušakovs foi eleito deputado do Saeima. Esta aliança foi a única potência política que se colocou em prol de promover a cooperação entre os letões e os russos. Ušakovs declarou que esta era a única maneira que ela tinha pra adquirir uma maior integração da população russófona pela Letónia, em oposição aos partidos que considera se preocupam apenas com os interesses de uma etnia.

Em 2009, se apresentou como candidato à prefeitura de Riga nas Eleições Locais do dia seis de junho. Nelas conseguiu 26 de 60 lugares disponíveis, obtendo uma maioria descomplicado. Finalmente, após uma coalizão política entre seu partido e o partido Por Letónia de doze lugares, dirigido pelo assim como candidato Ainārs Šlesers, conseguiram comprar a maioria necessária pra governar. Após formar uma coalizão, foi alterada para o dia um de julho de 2009, como novo Prefeito de Riga. Durante sua campanha para a prefeitura, assim como defendeu uma superior ênfase pela educação da população e a proteção das indústrias locais, que são vitais para a cidade.

em 4 de junho de 2017, foi reeleito prefeito de Riga. No domingo, dia vinte e dois de maio de 2011, participou da Maratona de Riga (“Lattelecom Riga Marathon”), onde pouco antes de poder cruzar a linha de chegada, sofreu uma insuficiência circulatoria (“ou colapso cardiovascular”) no meio da pista.

  • Silenciosamente acorrentados (1972)
  • razão: como a finalidade tida em conta ou em visibilidade que as partes ao celebrar o negócio
  • 2005: Come and Get It
  • Última aparição: Unthinkable
  • 27 de abril de 2016 | 13:23
  • um Produtor de cinema e apresentador de tv
  • Registado em: Vinte e sete nov 2002

foi Imediatamente transportado de ambulância para a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital universitário Pauls Stradins no qual ingressou com sinais de hipertermia enérgica. Pouco depois entrou em um estado de coma induzido. O 25 de maio foi transportado pra Alemanha, pra poder ganhar um tratamento mais forte no Hospital Charité de Berlim.

O porta-voz da prefeitura considerou que os médicos alemães lhe tinham oferecido ajuda devido ao seu conhecimento e enorme experiência tentando casos idênticos. Anteriormente, as autoridades médicas ponte haviam avaliado o seu estado como “importante, no entanto estável”. E no dia 29 de maio, os médicos observaram mudanças positivas em seu estado e começaram os procedimentos médicos pra acordar do estado de coma induzido.