da mão-de-Pere Estupinyà, indagamos e procurar respostas a respeito do funcionamento das sociedades, o nosso corpo, a tecnologia e a enigmática mente humana. “”A ciência e a tecnologia transformam as nossas vidas e sociedades mais profundamente do que a política”. Cada episódio gira em torno de um tema, mulheres e homens que dedicam o teu empenho pra investigação e a divulgação nos explicam suas histórias, tuas visões e para onde progride o mundo. Como temos que resistir com eles? O que sabemos e o que pensam os verdadeiros especialistas na matéria?

O programa vai em procura e captura destas grandes idéias e compacta em 30 minutos. O caçador de cérebros’ é um programa otimista, angustiado, revelador, crítico e volumoso. Grandes pesquisadores e cientistas de nosso tempo como Valentín Fuster, E. O. Wilson, Jennifer Doudna, Shinya Antes ou Klaus Schwab compartilham suas linhas de busca com nós.

  • Ganhar as infecções
  • Capanna, Paulo, 1992, O universo da ficção científica, Buenos Aires: Letra Boa. [ Links ]
  • Sacrifícios do projeto
  • Devo vacunarme este ano contra a gripe sazonal
  • Página um de 6

Pere Estupinyà é observador intuito que levanta as questões que o espectador quer saber. De acordo com Pere “é agradável sentir o entusiasmo, contudo bem como respeito para com as probabilidades tecnológicas de que dispõe a ciência, pelo motivo de a ciência e a tecnologia transformam as nossas vidas e sociedades mais profundamente do que a política”.

Outra das suas áreas de investigação está relacionada com os drones, que necessitam de grandes quantidades de fato. O advento da inteligência artificial vai ter um choque negativo a respeito do mercado de trabalho. A robotização vai tomar por assalto as atividades de manufatura em abundantes campos, como o têxtil ou a eletrônica, que permite acelerar a geração e torná-la mais capaz. “Mas, à medida que vai se ocasionando mais complexa, esta tecnologia irá comiéndose outros trabalhos que envolvem uma amplo especialização e preparação acadêmica, como podem ser a contabilidade, a leitura e redação de relatórios ou de contratos. Quem pode interpretar a lei de modo mais exata que um software desprovido de sentimentos? “, argumenta Manuel Fortes.

Os especialistas consultados reconhecem que o impacto da robotização no mercado de serviço é inegável. Em vista disso, pedem aos políticos a buscar soluções, incluindo o estudo de viabilidade de propostas como a renda básica universal. Entretanto, bem como querem botar a ênfase nos estilos positivos.

“Sempre que a humanidade foi localizado em um ponto de inflexão igual, a adoção de avanços tecnológicos tem aberto oportunidades, gerando novos postos de serviço. Não é correto colocar toda a pressão sobre a distribuição da fortuna em uma tecnologia específica. O que haverá que considerar novos modelos pra que esses avanços melhorem a vida das pessoas”, diz Elena Alfaro. James Gautrey também prefere ver de perto o copo meio cheio.

“O choque não será trivial. Em várias ocasiões, sua implantação vai melhorar os lucros corporativos, e em algumas, a aplicação é dolorosa para os modelos de negócio atuais. A inteligência artificial não vai encerrar com o trabalho humano, ao menos por nesta hora.