De acordo com o Segundo Livro de Samuel 11, o rei Davi viu do terraço do palácio pra uma elegante mulher se banhando. Quis Davi comunicar-se a respeito da mulher e lhe disseram que se tratava de bate-seba, filha de Eriám e mulher de Urias, o heteu.
Davi enviou pessoas para que a trouxessem seus quartos, e teve relações com ela, a raiz das quais ficou grávida. Bate-seba, determinou narrar a Davi que ela estava grávida. Informado Davi da ocorrência, pediu a Joabe que o fizesse vir a Urias.
Urias participava, deste jeito, pela segunda campanha contra os amonitas. David sugeriu a Urias que fora a tua moradia, o que implicava que se reuniria com sua esposa, todavia Urias não o fez. Morto Urias, foi avisado Davi. Bate-seba bem como soube da morte de teu marido e fez luto por ele. Passado o luto, enviou Davi por bate-seba e a recebeu em sua casa, fazendo tua mulher.
Há um correto tom irônico pela observação de que o casamento foi efetivado prontamente após o combate. Pouco depois, o profeta Natan repreendeu a Davi por assassinato, relatándole primeiro a parábola de um homem rico e outro miserável: o rico possuía muitas ovelhas, enquanto que o indigente tinha apenas uma, a que eu queria muito. Um viajante visitou o rico, e esse tomou a cordeira do carente e a preparou pra oferecer ao viajante. A resposta de Davi o colocou numa localização insustentável. Natã respondeu-lhe com expressões acusadores, sem paliativos. Davi e bate-seba geraram mais tarde, Salomão, que sucedeu a Davi no trono.
- Sociedade de Homens pra homens casados
- Chuck Norris pode perder um imperdível
- “Se nada nos salva da morte, pelo menos que o afeto nos salve da vida”
- Moto GP
- vamo-nos, pros Cabos
- três Orishas mais conhecidos
Mas, tal qual o apresentado pelo profeta Natã, a espada jamais se apartará da residência de Davi. Absalão, filho de Davi, asesinaría de seu próprio irmão, que ficou personagem central do extenso drama da família davídica, resultando em uma série de crises políticas que viriam a comprometer o futuro do reino. A explicação que se faz do arrependimento de Davi está perfeitamente de acordo com tua simplicidade (cf. David tentou impossibilitar a morte da criancinha resultante de seu adultério, através do jejum e da penitência, todavia não conseguiu. David apontou teu discernimento de que assim como ele iria passar um dia no inferno (v.
“o país sem regresso”, como o chamavam os antigos. A análise mais usual do significado do relato surge que a grandeza de Davi foi o proverbial reconhecimento posterior que fez de seus pecados de adultério e assassinato.