Universidade Nacional do Leste. No âmbito do Seminário Internacional “Formação e discernimento”, arrumado na Universidade de Sorocaba, apresentamos uma análise dos efeitos das TICs nos processos do discernimento. Tentamos mostrar que estes efeitos ocorrem em algumas direções: mudanças pela visão da realidade, da subjetividade, da linguagem, dos modelos, das relações sociais.

, Propõe-se fortificar competências adequadas à modificação de paradigma, como a inteligência pra selecionar e interpretar sugestões, a competência de sonhar cientificamente, a técnica para notificar, a perícia de viver, a capacidade pra domar diversos idiomas. Palavras-chave: TICs. Conhecimento. In the framework of the International Seminar “Teacher Training and Knowledge” (out.2014) organized by the University of Sorocaba we present an analysis of the impact of ICTS in the processes of knowledge.

We try to apresenta os recursos that these effects are produced in several directions: changes in the perception of reality, of subjectivity in the use of language, on the paradigms and on social relations. We aconselhar to improve suitable skills for the change of paradigm, i.e.

Key words: ICTS. Knowledge; Skills. Não âmbito do Seminário Internacional “Formação e Conhecimento”, organizado pela Universidade de Sorocaba, apresentamos uma observação dos efeitos das TICs nos processos do entendimento. Tentamos mostrar que esses efeitos se produzem em inúmeras direções: transformações na visão da realidade, da subjetividade, da linguagem, dois paradigmas, das relações sociais. Propõe consolidar competências adequadas à alteração de paradigma, como a técnica para selecionar e interpretar informações, a prática de imaginar cientificamente, a inteligência pra avisar, a competência pra conviver, a perícia para compreender imensas linguagens.

Palavras-chave: TICs. Conhecimento. Competências. Pode destacar-se que as transformações que estão em curso afetam todas as disciplinas, pela quantidade em que altera a idéia da realidade e da verdade. As tecnologias da informação e intercomunicação (TIC como as denomina) vêm produzindo muitos efeitos que têm sido comentados ou estudado de inúmeras formas. Vamos indagar, em típico os efeitos das TIC nos processos do entendimento e as implicações pra educação em geral, e em especial para o ensino universitário. AS TIC ALTERAM OS PROCESSOS DE Conhecimento? Quando Marshall McLuhan publicou “Understanding Media” (1996) identificou na primeira vez a nova circunstância da inteligência humana frente aos impactos da tv, a rádio e o cinema, quer dizer, a cultura audiovisual.

E observou que as tecnologias tendem a se exibir como extensões do corpo. Os meios de intercomunicação de massa tendem a substituir a memória e a inteligência coletiva. Com a Internet e com os sistemas de dica que circulam em diferentes meios (computadores, smartphones, IPADs, tablets) avança mais profundamente.

  • Árvores de decisão
  • DIMENSÕES E PESO: 153.2 x 71.Nove x 7.Nove mm e 162 gramas
  • Criação de Inteligência Artificial
  • Visualizado em: Power Outage

Isto faz com que a dúvida e o livro de Nicholas Carr O Que você está fazendo pela Internet com nossas mentes? Os privilégios são reais. Mas tem um preço. Como argumentou McLuhan, os meios de comunicação não são somente canais de dado. Fornecem a matéria do raciocínio, mas assim como modelam o recurso de raciocínio.

O criador do conceito de “realidade virtual”, Jaron Lanier, examina-se alarmado sobre o assunto as tendências pra pôr as redes e os sistemas de informação sobre a criatividade dos indivíduos. Em seu livro “Não somos computadores” (LANIER, 2012) o que se propõe resgatar a idéia de pessoa, que implica a nossa inteligência operando a respeito de os pcs. Queremos sustentar por aqui que as TIC provocam tais transformações nos processos cognitivos que somos obrigados a rever as teorias do conhecimento que circulam no universo acadêmico e escolar. De maneira geral, todos os indivíduos atuais necessitam assumir que as tecnologias da comunicação e da informação alteraram as nossas relações com a população, com a meio ambiente e com nós mesmos.

Os processos cognitivos não são mais do que indícios de que esse fenômeno. Assumimos, em razão de, como um ponto de partida, que todo a compreensão poderá formar ou legitimar a partir de cada uma das dimensões acima descritas. Esta expectativa multidimensional e interativo converge com a suposição das inteligências múltiplas de Howard Gardner (2003). Transcende as visões monistas ou dualistas.

VOCÊ Pode Continuar SENDO REALISTA Na ERA DA Internet? Ao longo dos milênios que exercem parcela da historización humana a todo o momento subyacía a crença de que pra conhecer deveríamos ser capazes de nos retratar a natureza e os seus estados. Ou seja, o realismo representacionista.